
(Foto: Portal Voz do Povo)
Está marcada para o dia 1º do mês de outubro, a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Goioerê. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira durante coletiva de Imprensa no Gabinete Municipal.
De acordo com números da Secretaria de Assistência Social, 34 candidatos estão inscritos para a eleição que vai escolher cinco novos conselheiros, que assumirão a partir de janeiro de 2024.
A novidade para este ano, segundo a secretária Ivanilda Plaza, é que todos os eleitores de Goioerê poderão votar em um dos candidatos que disputam as cinco vagas. Para isso, basta comparecer nas seções de votações, que estarão funcionando em três locais: Ceebeja Scarpari, Colégio Vila Guaíra, Premem I e Escola de Jaracatiá.
A secretária alerta ainda que para votar o eleitor precisa comparecer na seção munido do título de eleitor e documento com foto. “É preciso estar em dia com as obrigações eleitorais. Os cinco mais votados assumem uma vaga no Conselho”, destacou ela.
O prefeito Betinho Lima falou da importância da participação da comunidade no processo de escolha dos conselheiros. “Quem vai escolher é a comunidade, por isso é muito importante a gente estimular cada eleitor a estar envolvido nesse processo”, disse.
Ainda de acordo com o prefeito, a eleição é facultativa, no entanto é de extrema importância a participação popular. “A participação da população é importante, uma vez que o Conselho Tutelar desempenha uma importante atividade de defesa e proteção de crianças e adolescentes, garantindo a efetivação de seus direitos”, lembra ele.
A secretária Ivanilda disse que todos os candidatos atenderam os critérios mínimos previstos em edital, inclusive passando por uma prova com questões de conhecimentos específicos para a função.
O conteúdo abordado incluiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), leis, normas e conhecimentos específicos sobre a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, assim como a prática do conselheiro tutelar.